Um vício chamado "League of Legends"


Aloha queridos (as)! Desde que comecei a fazer parte da equipe do TPG tenho vontade de escrever sobre League of Legends, um vício e um passatempo que já fez muitos dias, tardes, noites e madrugadas mais animados na minha vida. 

O jogo free to play da Riot Games não é muito antigo, mas se tornou bastante popular e conquistou milhares de gamers por aí. No estilo MOBA, traz elementos que lembram bastante jogos já populares - e alguns pagos - do estilo. Heroes of Newerth, DotA e outros. Mas o que o LoL tem que conquista os gamers? Alguns podem até dizer que é o fato de ser free to play, mas creio que vai bem além disso! Usarei minha experiência com o game como parâmetro e aceito dicas, sugestões e afins de todos ;)
Primeiro vamos entender como o game funciona, certo? Após você entrar na "fila" para um jogo, serão formadas 2 equipes iguais com 1-5 heróis em cada uma (e torça para nenhum random idiota dar leave, ficar afk para discutir relacionamento, ir lavar o quintal, ir jantar e por aí vai. Acredite, isso acontece muito mais do que gostaríamos!). Cada equipe começa numa ponta do mapa (conhecidos como time azul e time roxo, eu particularmente sempre prefiro cair no time azul, mas isso é random), em uma área chamada "Summoner Platform", perto do que é chamado de "Nexus". O jogo termina quando o Nexus de uma das equipes  for destruído ou quando uma delas desiste, optando pelo "Surrender" (é só digitar /ff). Para lá chegar, a equipe tem que progredir através de uma série de torres inimigas, destruíndo-as, é claro que não é tão fácil assim. As torres ficam localizadas nos três caminhos possíveis para chegar à base inimiga, são cerca de 3 torres em cada caminho (conhecidos como: Top, Mid e Bot). Lembrando que no League Of Legends, por cada partida, os jogadores começam em nível 1 e podem atingir o nível máximo de 18.

Gentleman Cho'Gath, skin "lendária" e cara bagarai :x mas muda a voz, as falas, enfim, muy bem feita!
A configuração é feita da seguinte forma: São 2 jogadores no top, um jogador no mid e 2 jogadores no bot, porém isso pode ser alterado caso haja "jungler". O que é jungler? É um cara bacana (ou não) que não fica na lane, mas percorre a "floresta" que há no mapa, matando os bichos, pegando as auras e depois que está forte - ou confiante o suficiente - vai de lane em lane gankar (gankar = armar armadilha, pegar os inimigos de surpresa com a intenção de matá-los). Com o tempo os jogadores vão ganhando experiência e subindo de nível, resultado de destruir torres inimigas, matar os jogadores adversários e creeps/minions (pequenos NPC's que nascem periodicamente e tentam destruir as torres inimigas). Cada ação resulta em determinada quantidade de gold, e, com esse dinheiro, o player irá na "Summoner Platform" e pode apertar "P" ou simplesmente clicar no carinha roxo com aparência suspeita. Cada champion possui uma lista de "recommended itens" que pode ser seguida, mas aí fica ao seu critério. Você pode inovar - atenção: algumas inovações não são muito bem vistas, como um Vlad AD/AS (attack damage/attack speed) que caiu no meu time semana passada. Esse tal Vlad é AP (ability power).

Lembro que toda vez que aparecia um Warwick de vovózinha o jogo virava bagunça! Todo mundo fazendo piadinha rs
No final de cada partida, dependendo do seu desempenho e do resultado final (se foi "VICTORY!" ou "DEFEAT"), você irá receber alguns "Influence Points". Para que servem os famosos IP's? É com essa "moeda", que conquistamos com o suor e rage de cada partida, que podemos comprar runas e champions. Como esse post é uma apresentação básica do jogo, não irei me aprofundar muito no assunto sobre as runas, mas caso alguém tenha dúvidas e queira algumas dicas fique à vontade para me procurar. Os champions, que podem ser comprados com IP ou RP (falarei sobre os Riot Points abaixo), possuem diversos valores, que variam entre: 450 IP, 1350 IP, 3150 IP, 4800 IP e 6300 IP. Dude, nunca esqueço como foi minha alegria de juntar os primeiros 6300 Influence Points da minha vida e gastá-los na Miss Fortune (me arrependi depois, mas abafa).

Cosplayers mandaram muito bem! Caitlyn, Lee Sin (de skin e tudo!), Jax, Miss Fortune, Master Yi, Shen, Udyr, Leona, Jarvan, Katarina, Garen e Yorick *-*
Existem diversos tipos de champions, que podem ser divididos em: Support, Tank, OFF Tank, AD Carry (pode ser ranged ou melee), AP, Jungler. E antes de escolher um deles, é bom saber que existem algumas variações. Por exemplo, existem os ninjas (Kennen, Akali, Shen) que não possuem barra de mana, mas sim de "energy". Há os que utilizam as barras comuns e padrões, que são HP/Mana. Mas também há outros, como o Renekton, que utiliza a barra de "Rage" (que é gerada conforme você ataca). Sei que para novatos isso deve estar ficando cada vez mais complicado, mas acalme-se! Não é tão difícil assim. Na hora de escolher sua "build", ou seja, os itens que você fará na partida, é necessário levar em consideração toda a configuração daquela partida em específico. Quando comecei a jogar, fazia sempre os mesmos itens, mas isso é uma porcaria e não cometam o mesmo erro! Há alguns itens que dão aura - para quem curte jogar de Support, como eu por exemplo - que diminuem a resistência de ataques mágicos, outros que diminuem a velocidade de ataque e por aí vai.

Skin da Sona, Pentakill. Bonita, mas in game ela fica com uma cabeça minúscula u.u 
Os mapas podem ser escolhidos entre: Summoner's Rift, Dominion ou Twisted Treeline. Existe bastante diferença em cada um deles, e vou explicar da forma mais resumida e boba possível: Summoner's = 5x5 (quando ninguém sai, né), partidas mais longas, mapa grandão, leva aproximadamente de 20 a 40 minutos, requer estratégias mais elaboradas, há a "jungle" com dragon (que dá bônus de gold e xp), o famoso e tão cobiçado "baron" (bichão motherfucker que dá um bônus foda). Dominion também é 5x5, mas o mapa é menor e o maior foco é meio que um "mata-mata" rápido, focando em manter bases conquistadas, que podem ser perdidas a qualquer momento e você tem que correr pra recuperar. E o Twisted Treeline (joguei umas 3 vezes, pelo que me lembro) é bastante "mata-mata", o mapa é menor, quase não tem jungle e também tem que destruir torre e o nexus, mas costuma ser bem mais rápido do que o Summoner's.

Mapa do Twisted Treeline
Eu, como falei ali em cima, gosto muito de jogar de support. Minha "main" (a champion que mais jogo, no caso) é a Soraka, seguida por Karma e Sona. Enfim, a Lytah pira nos supports! E sou terrível de tank, mas as vezes arrisco de Cho'Gath e Singed. Acho que além de escolhermos champions que gostamos de jogar, é MUITO importante escolher um que deixe a configuração do time boa. DETESTO quando entro em uma partida com random, cada um escolhe o que quer e dá "lock", aí a configuração fica algo como: 4 champions papel que dependem muito em matar para ficarem fortes e um outro que é mais ou menos forte, mas que não vai aguentar tomar toda a porrada sozinho. 


Essa é a cinematic da "Season 1" do League,assim que comecei a jogar gamei nesse vídeo e assistia pelo menos uma vez por semana! 

E aí que você ainda não conhece o jogo e ficou interessado em jogar. Simples! É só acessar aqui*, se cadastrar e fazer o download do jogo. Como eu disse, ele é gratuito, não é muito pesado e nem muito difícil, apenas requer prática. Mas como a Riot não vive só das alegrias e das rages dos players, também é possível adquirir os famosos "Riot Points". É o dinheiro in game que você compra com dinheiro de verdade, e com ele você pode comprar runebooks extras, skins (digamos que é a "roupinha" ou aparência diferenciada do seu champion).
E caso alguém jogue ou se animou para começar e quiser jogar, porém não tem companhia, podem me adicionar lá: Lytah, e não liguem, sou doida, xingo, brigo e gosto de times bem configurados para vencer haha! Vou parar por aqui, pois o post está ficando maior do que eu esperava. Mas já disse que se tiverem alguma dúvida ou precisarem de ajuda podem me chamar (mas não façam isso se eu estiver in game, sempre esqueço de responder). Confiram também o que há sobre LoL no Wikipedia (link está lá em 'fontes'), pois ajuda um pouco pra quem vai começar. 

Mas e aí, quem joga LoL? Quero saber qual foi sua partida mais longa, qual foi a mais épica e qual foi seu recorde em kills! E qual é o seu main champion?? Tem alguma skin que você gostaria de ter? Fala que a Lytah te escuta <3

P.S.: Sei que o post ficou um pouco bagunçado, mas quis falar no geral sobre um pouco de cada coisa e apresentar o jogo. Aceito dicas, sugestões, críticas e afins :)


Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Seu segundo main support é karma?
    Voce tem meu respeito.
    Muito bom o post, server ta off aqui e tava vendo a Dreamhack aliás.
    Consegui 1500 wins ontem, e minha maior raiva nesse jogo também sao os random; voce nao acreditaria em tudo que eu e meus amigos ja encontramo por aí.
    Muito bom o post, fiquei muito puto com a Riot por nao terem feito uma cinematic pro season 2
    te adiociono lá pra gente jogar qualquer dia
    A e so uma outra coisa, o LoL é classificado como um MOBA, nao RTS.

    ResponderExcluir
  2. bem explicado, lol é muito viciante , mesmo com todos os problemas( noob feeders, afk, falta de comunicação), a hora que encontra um time legal , com trabalho de equipe o jogo fica muito bom.


    acho muito foda essa cinematic , pena que não foi feita uma para a 2° temporada mesmo .

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o artigo, eu ja joguei, mas nao cheguei a "viciar" por ter preferencia a outros estilos de jogos.

    ResponderExcluir
  4. Sim, e olha... Sofri MUITO pra aprender a jogar com ela. Mas ela é uma support muito completa (shield, buff de mov speed, slow, heal, dmg, etc). Admito que ainda tenho dificuldade de utilizar mantra + shield pra dar dano, mas já melhorei bastante com ela :3

    Eu fiquei bastante decepcionada com o fato de não haver cinematics para a season 2, eu adoooorava a da primeira :(

    Obrigada pela dica, já arrumei! Sempre tive dúvidas sobre o estilo de cada jogo e fui na da Wikipedia, rs. 

    ResponderExcluir
  5. Hahaha que sorte a sua! O LoL é o único desse estilo que sou viciada, de resto só MMO :P

    ResponderExcluir
  6. Obrigada :D

    Olha, se quer me deixar brava é ter leaver em jogo... Nossa, as vezes o time está com uma boa configuração, os outros jogam até que bem, a partida tá equilibrada e um infeliz vai e sai, pronto. Dá pra segurar se alguém estiver feedado, mas na maioria das vezes é difícil :(

    ResponderExcluir
  7. LoL é muito louco!! Ótimo post introdutório! (:
    Depois de testar muitos e muitos champions, eu me decidi pelo Volibear! Faço ele com uma build de meaty assassin, ai o bicho fica bão xDE as vezes eu consigo jogar bem com alguns AP Carry (Ahri principalmente), mas só quando to muito inspirado ):

    ResponderExcluir
  8. Hahaha eu entendo como é isso de inspiração. Same here. Quando to afim de matar um pouquinho, vou de Kayle AD/AS ou Teemo-com-build-maluca rs. No mais, comprei o Maokai agora e tô in love com ele :~ bom demais!

    ResponderExcluir
  9. Primeiro...hora de espalhar o caos!

    DotA2 > LOLHaters Gonna Hate me in 3,2,1...-q -pareyMas bem...curti bastante o post,muito bem explicado,sobre esse joguinho viciante que rouba minhas noites de sexta feira xDLa La La Soraka roubou meu pentakill (8)Ok...sem palhaçada...a partida mais longa foi uma de 1h:20min em um campeonato c/ 26/2/10 usando a Soraka linda <3

    ResponderExcluir
  10. Lytah, é normal me mandarem esperar duas horas pra jogar??? E é normal ficar off a noite toda??? Joguei umas partidas (por sua "culpa") e tô achando que achei meu jogo de meio de semana (fds só UMvC3). Meu medo agora é não ter mais tempo livre pra mais nada pq o jogo é massa!!!! Vou te adicionar lá. Abração e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

Comente!